Voto de pesar pelo falecimento de TóZé Baião Costa aprovado por unanimidade na Assembleia Municipal de Loures

O voto de pesar pelo falecimento de António José da Silva Baião da Costa foi ontem, 2 de março, aprovado, por unanimidade, em reunião ordinária da Assembleia Municipal de Loures.

Todos os grupos parlamentares, sem exceção, concordaram em endereçar as mais sentidas condolências à família e amigos de Tó Zé Baião, tendo ainda cumprido um minuto de silêncio em homenagem do eleito do Bloco de Esquerda naquele hemiciclo.

António José da Silva Baião da Costa deixou-nos ontem, dia 2 de março de 2023, aos 68 anos de idade.

Pode ler abaixo o voto de pesar:

Voto de pesar pelo falecimento de António José da Silva Baião da Costa

Faleceu, esta quinta-feira, aos 68 anos, António José da Silva Baião da Costa, mais conhecido por Tó Zé, ativista de longa data e de muitas causas, aderente fundador do Bloco de Esquerda, onde foi coordenador do Grupo +60, tendo lutado contra a pobreza de reformados e pensionistas de todo o país, e sido dirigente concelhio e distrital.

Desenhador-projetista de profissão, função que exerceu na extinta cooperativa RaioCoop, já em democracia, António José Baião nasceu em Lisboa, a 15 de setembro de 1954.

Tó Zé Baião era militar quando se deu a revolução do 25 de abril. No pós-revolução, fez parte do movimento “Casas Sim, Barracas Não”, em Oeiras, onde lutou pela erradicação das barracas no concelho e por habitação digna para todas e todos os munícipes.

Uma luta que haveria de continuar mais tarde, nomeadamente enquanto ativista da Habita - Associação pelo direito à habitação e à cidade. Filia-se então na CMLP, organização que estaria na origem da UDP, partido pelo qual é eleito autarca nas listas da CDU à Assembleia de Freguesia de Santo António dos Cavaleiros.

Tó Zé Baião foi, aliás, eleito autarca por diversas vezes, tendo sido representante do Bloco nas assembleias de freguesia de Loures e Santo António dos Cavaleiros e Frielas e na Assembleia Municipal de Loures.

Enquanto ativista, António José Baião fez parte das Comissões Promotoras das candidaturas presidenciais de Otelo Saraiva de Carvalho e Maria de Lurdes Pintassilgo.

Com uma vida política estreitamente ligada ao concelho de Loures, município onde foi fundador da concelhia do Bloco de Esquerda, participou no movimento pela construção do

Centro de Saúde de Santo António dos Cavaleiros.

Fez ainda parte ativa da Comissão de Utentes dos Transportes e da Comissão de Base de Saúde de Santo António dos Cavaleiros, onde residia. António José Baião foi ainda determinante para a formalização do processo de restituição da freguesia de Frielas.

A nível associativo, Tó Zé Baião teve também uma vida plena de atividade. Foi dirigente do Clube de Santo António dos Cavaleiros (CSAC) e do Teatro Independente de Loures (TIL), assim como da Associação Cultural e Recreativa da Mealhada (ACRM), tendo sido ainda membro da APRe! – Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados.

Neste sentido, a Assembleia Municipal de Loures, reunida na 1.ª Sessão Ordinária de 2 de março de 2023, delibera:

Manifestar o seu pesar pelo falecimento de António José da Silva Baião da Costa, endereçar à família e amigos/as sentidas condolências e prestar um minuto de silêncio em sua homenagem.