Rita Lage Sarrico nasceu a 9 de junho de 1995. Filha do concelho de Loures, residiu em várias localidades do município, Vale Figueira, Bobadela e Sacavém, acabando por se fixar na Vila de Moscavide.
Completou o primeiro e segundo ciclos de estudos em Sacavém e o terceiro ciclo na Escola Secundária da Portela. Durante este período, participou em diversos concursos de escrita organizados pela escola, tendo vencido e entrado, por dois anos consecutivos, no quadro de excelência. Na Portela integrou, ao longo dos 4 anos de estudos, o grupo de teatro da escola.
Aos 11 anos, venceu o seu primeiro campeonato escolar de xadrez e, aos 12 anos, foi campeã do concelho de Loures na mesma modalidade. O que lhe acabaria por proporcionar a possibilidade de ter aulas de xadrez com o campeão nacional em título.
Com 16 anos ingressou na Escola Artística António Arroio, em Lisboa, e começou a trabalhar num call-center, para pagar as despesas escolares. Foi também nesta altura que começou a participar em manifestações organizadas pelo movimento estudantil e a envolver-se nas eleições para a Associação de Estudantes.
Aos 17 anos trabalhou com a Associação Sorriso Solidário, o que lhe permitiu participar em vários projetos organizados por ONGs como a APAV, a Crescer Ser ou a Terra dos Sonhos.
Aos 18 anos foi obrigada a interromper os estudos para trabalhar a tempo inteiro e ser financeiramente independente. Aos 20, decidida a concretizar o seu objetivo de entrar na universidade, foi estudar à noite, tendo alcançado uma média de 18 valores e ingressado no curso de Estudos Comparatistas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Nesse mesmo ano, 2015, filiou-se no Bloco de Esquerda.
Em 2017, foi convidada pela Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda para desempenhar a tarefa de Mandatária da Juventude da candidatura autárquica ao Município de Loures. Rita Sarrico é ainda candidata nas listas à Assembleia Municipal de Loures, onde ocupa a 5ª posição, e à Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Moscavide e Portela.