Trabalhadora-Estudante Rita Lage Sarrico é a Mandatária da Juventude do Bloco em Loures

Rita Lage Sarrico (à esquerda na foto) é a Mandatária da Juventude da candidatura autárquica do Bloco de Esquerda no concelho de Loures.

Rita Lage Sarrico nasceu a 9 de junho de 1995. Filha do concelho de Loures, residiu em várias localidades do município, Vale Figueira, Bobadela e Sacavém, acabando por se fixar na Vila de Moscavide.

Completou o primeiro e segundo ciclos de estudos em Sacavém e o terceiro ciclo na Escola Secundária da Portela. Durante este período, participou em diversos concursos de escrita organizados pela escola, tendo vencido e entrado, por dois anos consecutivos, no quadro de excelência. Na Portela integrou, ao longo dos 4 anos de estudos, o grupo de teatro da escola.

Aos 11 anos, venceu o seu primeiro campeonato escolar de xadrez e, aos 12 anos, foi campeã do concelho de Loures na mesma modalidade. O que lhe acabaria por proporcionar a possibilidade de ter aulas de xadrez com o campeão nacional em título.

Com 16 anos ingressou na Escola Artística António Arroio, em Lisboa, e começou a trabalhar num call-center, para pagar as despesas escolares. Foi também nesta altura que começou a participar em manifestações organizadas pelo movimento estudantil e a envolver-se nas eleições para a Associação de Estudantes.

Aos 17 anos trabalhou com a Associação Sorriso Solidário, o que lhe permitiu participar em vários projetos organizados por ONGs como a APAV, a Crescer Ser ou a Terra dos Sonhos.

Aos 18 anos foi obrigada a interromper os estudos para trabalhar a tempo inteiro e ser financeiramente independente. Aos 20, decidida a concretizar o seu objetivo de entrar na universidade,  foi estudar à noite, tendo alcançado uma média de 18 valores e ingressado no curso de Estudos Comparatistas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Nesse mesmo ano, 2015, filiou-se no Bloco de Esquerda.

Em 2017, foi convidada pela Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda para desempenhar a tarefa de Mandatária da Juventude da candidatura autárquica ao Município de Loures. Rita Sarrico é ainda candidata nas listas à Assembleia Municipal de Loures, onde ocupa a 5ª posição, e à Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Moscavide e Portela.