Share |

Fabian Figueiredo é o candidato do Bloco à Câmara de Loures

Fabian Figueiredo

Candidato do Bloco foi bolseiro de investigação na Universidade de Coimbra e ativista nos movimentos estudantis e sociais. Integrou ainda estudos para a reorganização do setor dos transportes e da água pública. Carlos Gonçalves é o cabeça de lista à Assembleia Municipal.

A Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Loures nomeou Fabian Figueiredo candidato à presidência da Câmara Municipal de Loures. Nascido em Zurique, Suíça, Fabian Figueiredo tem 28 anos e é formado em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Membro da Comissão Política do Bloco de Esquerda, do seu secretariado nacional e da Comissão Coordenadora Distrital de Lisboa, Fabian Figueiredo foi Bolseiro de Integração na Investigação no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), onde trabalhou no Observatório Permanente da Justiça (OPJ) num projeto de referência relacionado com a morosidade na justiça portuguesa.

O agora candidato à Câmara Municipal de Loures participou ainda em estudos relacionados com as temáticas da gestão da água pública, no concelho de Coimbra, e com a reorganização do sistema de transportes rodoviários, em Condeixa-a-Nova.

Fabian Figueiredo tem um longo historial de participação em movimentos sociais. No movimento estudantil encabeçou várias lutas em defesa do ensino público, universal e de qualidade, mas também com o que viria a ser o Novo Regime de Arrendamento Urbano, a luta pela preservação das Repúblicas estudantis de Coimbra. Participou e dinamizou vários movimentos de defesa da paz e de solidariedade internacional, onde se destaca o movimento de apoio à ativista sarauí Aminetu Haidar, ou de defesa dos direitos da população LGBT, contra a precariedade laboral, entre vários outros.

Foi diversas vezes candidato a órgãos públicos, autárquicos e parlamentares. Em 2013, foi eleito membro da Assembleia de Freguesia dos Olivais. Nas últimas eleições presidenciais, assumiu a tarefa de diretor de campanha de Marisa Matias.

Carlos Gonçalves é cabeça de lista à Assembleia Municipal

Carlos Gonçalves foi escolhido para cabeça de lista à Assembleia Municipal de Loures, à imagem do que já acontecera nas eleições autárquicas de 2013. Oficial de Justiça e delegado sindical, Carlos Gonçalves é o representante atual do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal.

Carlos Gonçalves é membro da Coordenadora Distrital de Lisboa e da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda.

Primeira ação de campanha no Bairro de São Francisco

A primeira ação de campanha de Fabian Figueiredo é já no dia 29 de abril, pelas 10h30, e consiste numa visita ao Bairro de São Francisco, em Camarate, um bairro que fica paredes meias com uma unidade de contentores e uma fábrica de betão. De realçar que aquela população tem sido significativamente afetada pela poluição das duas unidades ali localizadas, o que tem motivado queixas públicas junto das entidades competentes a nível local e nacional.

Recorde-se que, no passado dia 20 de abril, a Assembleia Municipal de Loures aprovou, por maioria, uma Moção apresentada pelo Bloco de Esquerda, denominada “Os Moradores do Bairro Sº. Francisco têm Direito a um Ar Respirável”.