Bloco saúda obras nas escolas da Portela e Camarate após luta reivindicativa das comunidades escolares

Reivindicação de alunos, professores, funcionários e encarregados de educação deu finalmente resultados. Obras na EB 2,3 Mário de Sá Carneiro e EB 2,3 Gaspar Correia são resultado da insistência das comunidades educativas de Camarate e da Portela, lutas nas quais o Bloco esteve envolvido diretamente e de forma incisiva nos últimos quatro anos.

O Bloco de Esquerda congratula-se com as notícias da assinatura de protocolos entre a autarquia e o Ministério da Educação que vão permitir a demolição imediata dos pavilhões de madeira da EB 2,3 Mário de Sá Carneiro, em Camarate, e a construção de um novo bloco de aulas, que vai permitir aprender e ensinar com condições naquela escola, após uma longa e incisiva luta reivindicativa da comunidade escolar, em que o Bloco esteve profundamente envolvido.

É igualmente de saudar a notícia da recuperação e expansão da EB 2,3 Gaspar Correia, na Portela, ao abrigo de um outro protocolo entre ambas as entidades. Uma luta de anos, que envolveu toda a comunidade escolar e motivou, inclusive a criação de uma petição, que reuniu mais de 4.500 assinaturas e foi debatida no Parlamento.

O Bloco esteve intensamente envolvido na luta reivindicativa de ambas as comunidades escolares, tendo participado ativamente nas várias manifestações e na divulgação da petição que envolveu toda a comunidade da Portela e Moscavide.

Em sede política, o Bloco entregou, em maio, um projeto de resolução na Assembleia da República para obras de requalificação urgentes na EB 2,3 Mário de Sá Carneiro. Além disso, o Bloco fez ainda aprovar, na Assembleia Municipal de Loures, em maio deste ano, uma recomendação para a requalificação da EB 2,3 Mário de Sá Carneiro no âmbito do Programa Nacional de Remoção do Amianto das escolas.

Em abril de 2018, os deputados municipais do Bloco em Loures já haviam feito aprovar, em sede de Assembleia Municipal, uma moção para a realização de obras urgentes nas escolas da Portela.